SPA de Manaus começa a realizar teste de Covid-19 em menores de 3 anos

Por Portal do Holanda

18/06/2021 20h28 — em Manaus

Foto: Pixabay

Manaus/AM - Crianças menores de 03 anos poderão fazer testes RT-PCR, exame padrão ouro para diagnóstico da Covid-19, no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Zona Sul, em Manaus. A unidade passa a ser a quinta a disponibilizar o exame para essa faixa etária. 

Conforme a médica Vania Carvalho, que atua no SPA Zona Sul, a realização do exame RT-PCR em crianças e adolescentes é importante para quebra da cadeia de transmissão do vírus, mas em menores de três anos é necessário utilizar material específico para a coleta de amostras, por conta da anatomia ser menor, por isso a necessidade da capacitação feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Atualmente, as crianças menores que necessitam realizar o exame RT-PCR são encaminhadas para o Hospital Pronto-Socorro da Criança (HPSC) mais próximo do SPA. Os HPSC da Zona Oeste, Zona Sul e Zona Leste, além do Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam), realizam o exame em crianças e adolescentes de 0 a 17 anos. O SPA Zona Sul possui uma demanda rotineira de realização de exames em crianças, por isso a necessidade de descentralizar a oferta do teste e evitando o deslocamento de pais e dos menores para outra unidade.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus