Compartilhe este texto

Policlínica Gilberto Mestrinho passa a oferecer serviços de odontologia e oftalmologia; saiba como se consultar

Por Portal do Holanda

01/07/2022 14h59 — em
Manaus


Foto: Divulgação/CBMAM

Manaus/AM - A Policlínica Gilberto Mestrinho retomou, nesta sexta-feira (1º), o serviço de odontologia, além dos atendimentos oftalmológicos. A unidade também conta com um novo aparelho de eletroneuromiografia, que possibilita a realização de exame na rede pública de saúde do Amazonas na área de neurologia.

Odontologia - O serviço retoma com a sala com estrutura revitalizada, além de novos equipamentos e insumos, disponibilizados pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), com quatro profissionais. Para o início das atividades, serão disponibilizados, inicialmente, os atendimentos nas especialidades de periodontia, cirurgia oral menor e periodontia.

Oftalmologia - Os atendimentos retornam na PGGM, após um período de suspensão, e voltam a ofertar o serviço com capacidade de identificar as principais doenças oculares e iniciar o tratamento. A estimativa é que sejam disponibilizadas 320 vagas de atendimento em odontologia e 140 em oftalmologia, por mês.

Exame - Foi inaugurado ainda o aparelho de eletroneuromiografia para o serviço de neurologia da unidade. O equipamento será utilizado no diagnóstico de lesões no sistema nervoso periférico. Por meio do exame de eletroneuromiografia, é possível avaliar o funcionamento das fibras nervosas que comandam a sensibilidade, a motricidade e a integração dos músculos com os nervos do seu organismo.

Dessa forma, o profissional de neurologia pode avaliar o funcionamento integrado do sistema nervoso periférico, parte do organismo que transmite sinais entre as suas diferentes partes e coordena as ações voluntárias (como correr, falar e andar) e involuntárias (respiração, digestão, batimentos cardíacos, entre outras) do corpo humano.

Acesso - Para realizar consulta oftalmológica, odontológica ou qualquer outro atendimento especializado na policlínica ou nas demais unidades ambulatoriais da rede estadual de saúde, é necessário primeiramente procurar um clínico geral.

O acesso para atendimento ambulatorial é sempre por uma Unidade Básica de Saúde (UBS), na qual o usuário recebe encaminhamento médico para inserir no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) e aguarda o agendamento. A partir daí, o paciente será encaminhado para uma policlínica ou outra unidade que ofereça o atendimento especializado em oftalmologia, odontológico ou neurologia, conforme data do agendamento.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus