Ação oferta teste de HIV em alusão ao Dia de Luta contra a LGBTfobia

Por Portal do Holanda

17/05/2021 13h37 — em Manaus

Outros itens também foram oferecidos como preservativos e lubrificantes. Foto: Florêncio Mesquita/ DPE-AM

Manaus/AM - Uma ação educativa e social levou testes rápidos que permitem fazer o diagnóstico do vírus HIV, a profissionais LGBT que atuam em pontos de prostituição em várias áreas de Manaus.

Além dos testes, a ação, que ocorreu nesse fim de semana, também ofertou materiais com orientações sobre prevenção, canais de saúde, bem como preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante.

Membros da Defensoria Pública Especializada na Defesa dos Direitos Humanos, Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), além da Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Amazonas (Assotram) e a Organização da Sociedade Civil Rede Amizade e Solidariedade percorreram pontos de prostituição realizando uma abordagem para orientar sobre a necessidade e importância da prevenção, garantia de direitos da população LBGT e ofertar testes para HIV.

Ao contrário do teste para HIV realizado com amostra de sangue, o teste realizado na ação utiliza apenas a saliva extraída da parte superior e inferior da boca. O material é coletado da gengiva e da mucosa da bochecha com o auxílio de uma espécie de cotonete. A amostra é colocada em uma solução que indica o resultado reagente ou não reagente para HIV.

O teste é sigiloso e, independentemente do resultado, há uma acolhida para passar orientações sobre o risco que as pessoas correm ao manter relações sexuais sem proteção.

Os testes rápidos de HIV integram uma séria de ações que estão sendo feitas na capital para mapear demandas que servirão para construir políticas públicas e projetos direcionados, principalmente, para a população LGBT e em situação de vulnerabilidade.

Denúncias contra homofobia

Casos de homofobia e preconceito podem ser registrados para receber assistência jurídica gratuita pela Defensoria de Direitos Humanos. O telefone é (92) 98416-5244 e o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus