Siga o Portal do Holanda

Saúde e Bem-estar

Anvisa aprova ervas indígenas que combatem calvície e queda de cabelo

Publicado

em

Foto: Reprodução internet

Trata-se do Caffeíne’s Therapy, um produto nacional e fruto de pesquisa realizada por professores universitários, que resultou em estudo científico do extrato biotecnológico do café e dos princípios ativos necessários para o tratamento e prevenção da alopecia (calvície). A ANVISA aprovou o registro do shampoo, à base de ativos do café para tratamento de calvície, que demonstrou 100% de eficácia no efeito antiqueda e foi aprovado com um produto seguro, depois de passar por testes exigidos pelo órgão. – Após quatro anos de pesquisas foi possível obter um composto capaz de inibir a queda capilar e estimular o surgimento de novos fios, ao atuar nos mecanismos de controle da queda e no estímulo à atividade celular no bulbo capilar, diminuindo a morte dos folículos e possibilitando o crescimento dos fios -, explica a pesquisadora Dra. Jackeline Alecrim, farmacêutica especialista em Cosmetologia Avançada e Farmacologia Clínica.

Segundo Jackeline, a inovação está no fato de o produto combinar diferentes mecanismos de ação contra a queda, se comparado com outros disponíveis no mercado, que apresentam menor eficácia. O novo shampoo permite a inibição e conversão de testosterona em DHT, – um esteroide e hormônio que influencia na queda dos cabelos, além de estimular a atividade celular no bulbo capilar. Careca lisa também ganha fios novos – O Caffeíne’s Therapy, à base de cafeína e outros componentes presentes no extrato biotecnológico de café, melhora a vascularização no couro cabeludo.

Mesmo em uma ‘careca’ lisa, é possível obter bons resultados, exceto se o folículo capilar entrar em fase cicatricial, quando está fechado e não existe mais vitalidade e condições de reativá-lo -, ensina a farmacêutica. O diagnóstico do tipo de alopecia é o primeiro passo para a indicação do tratamento. Mas a Dra. Jackeline comenta que o produto é altamente eficaz para o tratamento da alopecia androgenética feminina e masculina e também apresenta eficácia em qualquer processo que possa impedir a chegada de nutrientes aos bulbos, como nos casos pós-cirúrgicos, tratamentos com quimioterapia e estresse, dentre outros.

O Caffeíne’s Therapy foi dermatologicamente aprovado e passou por teste de segurança e eficácia da ANVISA. Os pesquisadores responsáveis pela formulação do novo shampoo, Dra. Jackeline Alecrim, e o Dr. Gilmar Machado Miranda, farmacêutico Mestre em Ciências Farmacêuticas, detêm a patente do produto, que é produzido no Polo Biotecnológico nas instalações Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Panomara Farmacêutico

II Simpósio Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas

Decapitações: exibição de poder das organizações criminosas em Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

II Simpósio Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.