Compartilhe este texto

Ziraldo criou personagens que marcaram a infância no Brasil; veja os mais famosos

Por Folha de São Paulo

07/04/2024 11h30 — em
Brasil


Foto: Reprodução

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Morto neste sábado (6), aos 91 anos, o cartunista Ziraldo marcou a infância de milhares de pessoas com suas criações, que ainda hoje fazem parte da memória afetiva dos brasileiros.

Ele teve uma carreira profícua e criou charges, cartuns e personagens considerados emblemáticos para a literatura infantil. Seus livros venderam mais de 10 milhões de exemplares e foram publicados em vários idiomas.

Algumas de suas criações viraram filmes e série de televisão, o que ajudou a renovar o seu público. Confira abaixo os personagens mais emblemáticos do artista:

Flicts

Lançado em 1969, "Flicts" conta a história de uma cor solitária e muito triste que ninguém queria por perto por ser considerada feia e sem graça. Ela não tinha a força do vermelho, a imensidão do amarelo nem a tranquilidade do azul. A obra fala sobre temas considerados essenciais ao amadurecimento, como solidão, não pertencimento e empatia. Por essa razão, se tornou um clássico da literatura infantojuvenil.

O Menino Maluquinho

Foto: Divulgação

Não tem como falar de Ziraldo sem citar seu personagem mais conhecido pelos jovens. Maluquinho é um menino que usa panela na cabeça e encanta a todos com o seu jeito travesso e espoleta.

Publicado em 1980, o livro "O Menino Maluquinho" rendeu a ele o Jabuti de literatura infantil e foi adaptado diversas vezes para o cinema, o teatro e a televisão.

Dez anos atrás, o cartunista disse à Folha de S. Paulo que decidiu criar seu personagem mais conhecido após uma palestra com pais e professores sobre a educação dos filhos.

"Disse que devíamos preparar os filhos para o dia de hoje, pois o futuro será feito de muitos 'hojes'", disse ele. Quando chegou em casa, já tinha a ideia do livro na cabeça. Nasceu Maluquinho, que vive um dia por vez, intensamente.

Turma do Pererê

Foto: Divulgação/ UFMG

Criado em 1958, "A Turma do Pererê" foi publicado pela primeira vez na antiga revista O Cruzeiro em 1959, com o nome de "Pererê". A história conta as peripécias de um grupo formado por Saci, sua namorada Boneca de Pixe, seus amigos indígenas Tininim e Tuiuiú e animais como uma onça branca, um jabuti, um macaco e um tatu.

"A Turma do Pererê" fez tanto sucesso que virou um especial da TV Globo em 1983. Além disso, a história ganhou uma série na TV Brasil, exibida no começo dos anos 2000.

Uma Professora Muito Maluquinha

O sucesso de "O Menino Maluquinho" inspirou a criação de uma outra personagem fora do comum. "Uma Professora Muito Maluquinha" conta o dia a dia de uma profissional cheia de carisma, que ensina os seus alunos de forma diferente para fugir da monotonia. A história virou filme em 2011, estrelado pela atriz Paolla Oliveira.

Supermãe

Foto: Divulgação

A personagem surgiu em 1968 e foi publicada até 1984 em tiras do Jornal do Brasil e nas páginas da revista Claudia. De forma bem-humorada, Ziraldo retratava na saga de Clotildes e seu filho Carlinhos, o zelo exagerado dela e os seus apelos melodramáticos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil