Ziraldo, criador de 'O Menino Maluquinho', morre aos 91 anos
Morreu neste sábado (6), aos 91 anos, o escritor e desenhista Ziraldo Alves, criador de personagens famosos como "O Menino Maluquinho" e "Turma do Pererê".
O falecimento foi confirmado hoje pela família do desenhista. Ziraldo morreu dormindo em casa, em um apartamento no bairro da Lagoa, na zona sul do Rio, por volta das 15h.
Ziraldo tem um currículo extenso, além de desenhista e cartunista, foi chargista, caricaturista, pintor, escritor, dramaturgo, poeta, apresentador e jornalista. Também foi um dos fundadores do jornal "O pasquim", em 1960, um dos principais veículos que combateu a ditadura militar no Brasil.
Nascido em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG), Ziraldo é o mais velho de uma família com sete irmãos. Ele teve seu primeiro desenho publicado aos sete anos de idade, em 1939, pelo jornal "A Folha de Minas".
Em 1958 casou-se com Vilma Gontijo com quem teve três filhos: Daniela Thomas, Fabrizia Pinto e Antônio Pinto.
Formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, o cartunista atuou em revistas como "A Cigarra", "O Cruzeiro" e também no "Jornal do Brasil". Ele também tem obras publicadas como o livro infantil "FLICTS" de 1969, mas foi em 1980 que saiu seu maior sucesso "O Menino Maluquinho".
ASSUNTOS: Brasil