Compartilhe este texto

Delegada presa namora chefe do tráfico do PCC no Norte e o levou à posse na Academia de Polícia

Por Portal Do Holanda

16/01/2026 9h25 — em
Brasil


Layla Ayub - Foto: Reprodução Instagram

A delegada Layla Lima Ayub, presa na última sexta-feira (16) durante a Operação Serpens, é apontada pelas investigações como namorada de Jardel Neto Pereira da Cruz, mais conhecido no mundo do crime como “Dedel”. O homem é considerado líder do tráfico em Roraima, na região Norte do país e integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC).

De acordo com o Ministério Público e a Corregedoria da Polícia Civil, Layla mantinham não só relações pessoais, como também profissionais com Dedel. Ela inclusive levou o criminoso para sua posse como delegada no dia 19 de dezembro de 2025, na Academia da Polícia Civil de São Paulo e pousou em fotos ao lado dele.

Layla e Dedel no dia da posse - Foto: Arquivo pessoal

As apurações indicam que, mesmo após tomar posse como delegada em dezembro de 2025, ela continuou atuando irregularmente como advogada em audiências de custódia de presos exclusivamente ligados à facção criminosa.

A suspeita é de que Layla fornecia informações privilegiadas e apoio jurídico direto a membros do PCC. A operação cumpriu sete mandados de busca e apreensão em São Paulo, na capital, e em Marabá, no Pará. A delegada foi presa em uma casa alugada, na zona oeste, ela foi conduzida à sede da Corregedoria da Polícia Civil, onde permanece à disposição da Justiça.

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil