STF tem 4 a 0 contra pedido de Bolsonaro para afastar Moraes da relatoria em inquérito sobre golpe
O Supremo Tribunal Federal (STF) tem até o momento 4 votos contra o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para que o ministro Alexandre de Moraes se afaste da condução das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado. O julgamento foi iniciado nesta sexta-feira (6), com os ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Flávio Dino e Gilmar Mendes votando contra a solicitação.
Moraes se declarou impedido de votar. Agora faltam os votos de seis magistrados, que precisarão inseri-los em um sistema eletrônico, sem a necessidade de debate.
Barroso, relator do caso, argumentou que não houve elementos suficientes para justificar o afastamento de Moraes, destacando que o pedido da defesa de Bolsonaro era infundado. O ex-presidente foi indiciado pela PF por sua participação no plano para anular os resultados das eleições de 2022.
Os ministros do STF consideram que remover Moraes da relatoria poderia enfraquecer a Corte. O julgamento segue no plenário virtual e a decisão final deve ocorrer até o dia 13 de dezembro.
ASSUNTOS: Brasil