Compartilhe este texto

Novo grupo de brasileiros deportados dos EUA chega no país

Por Portal Do Holanda

21/06/2025 18h26 — em
Brasil


Foto: Casa Branca

Um voo com 114 brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissou em Fortaleza (CE) por volta das 13h deste sábado (21). Entre os passageiros, 98 são homens e 16 são mulheres. Dois deles eram procurados pela Justiça e estão sob acompanhamento da Polícia Federal.

A recepção dos repatriados na capital cearense contou com a presença de representantes dos governos federal e estadual do Ceará, que ofereceram um acolhimento humanizado, incluindo atendimento médico, jurídico e migratório.

Bruno Teixeira, secretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), detalhou a estrutura montada para a chegada desses brasileiros. "A estrutura montada na cidade de Fortaleza prevê que todos que chegam no território brasileiro tenham acompanhamento de saúde, psicossocial, assistencial e, sobretudo, a garantia da segurança e a volta célere para suas casas para o reencontro com suas famílias”, afirmou Teixeira.

Parte dos recém-chegados seguirá viagem para Belo Horizonte, onde o posto humanizado no Aeroporto Internacional de Confins continua em funcionamento.

Com a definição de um novo fluxo de transporte em território nacional, a Força Aérea Brasileira não fará mais o apoio dos voos internos. O trajeto dos repatriados passará a ser feito por transporte rodoviário, com apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e de empresas parceiras. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania informou que voos comerciais serão utilizados apenas em casos prioritários, como para atender pessoas que necessitem de recursos de acessibilidade.

Este grupo se soma a outros 892 repatriados que chegaram ao Brasil entre fevereiro e junho deste ano, em dez operações de acolhimento. O estado que mais recebeu esses brasileiros foi Minas Gerais, seguido por Rondônia, São Paulo, Goiás e Pará.

Segundo o MDHC, grande parte dos repatriados viveu por períodos curtos nos Estados Unidos – entre três e seis meses – e 80% enfrentaram jornadas de trabalho exaustivas, muitas vezes em condições precárias.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil