Lula diz que tarifa de 50% é chantagem inaceitável de Trump
O presidente Lula (PT) se pronunciou em cadeia nacional de rádio e televisão, na noite desta quinta-feira (17), em defesa da soberania e destacou que o governo brasileiro vem tentando negociar com os EUA sobre a tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos importados do Brasil.
"Contamos com um Poder Judiciário independente. No Brasil, respeitamos o devido processo legal, os princípios da presunção da inocência, do contraditório e da ampla defesa. Tentar interferir na justiça brasileira é um grave atentado à soberania nacional", disse Lula.
"O Brasil sempre esteve aberto ao diálogo. Fizemos mais de dez reuniões com o governo dos Estados Unidos, e encaminhamos, em 16 de maio, uma proposta de negociação. Esperávamos uma resposta, e o que veio foi uma chantagem inaceitável, em forma de ameaças às instituições brasileiras, e com informações falsas sobre o comércio entre o Brasil e os Estados Unidos", afirmou o presidente na TV.
Lula também defendeu o Pix e lembrou que o sistema é um dos mais avançados do mundo. Os Estados Unidos iniciaram na nesta semana uma investigação interna contra práticas comerciais do Brasil que consideram supostamente “desleais”. Entre elas, o Pix.
ASSUNTOS: Brasil