A América do Sul para os americanos do norte
- Os americanos do norte, capitaneados por Donald Trump, não se contentam apenas em influenciar a política da América Latina. Querem suas riquezas. O Brasil pode ser a próxima vítima.
O cerco dos EUA à Venezuela coloca Nicolas Maduro na posição de vítima. O confisco de navios petroleiros do País pelo governo Trump é um ato de pirataria que não pode ser normatizado em nome de uma suposta ofensiva para estabelecer um governo democrático em Caracas.
O cerco de Trump fortalece internamente um governo marcadamente autoritário, porque mobiliza a população em defesa da soberania do país.
É possível que os EUA consigam derrubar Maduro, mas se isso ocorrer tudo pode acontecer, menos o estabelecimento de um governo democrático.
Onde os EUA colocam os pés o resultado é caos, guerra civil, violência e morte. Isso ocorreu no Iraque, na Líbia, no Vietnam e, inevitavelmente, ocorrerá na Venezuela.
Os americanos do norte, capitaneados por Donald Trump, não se contentam apenas em influenciar a política da América Latina. Querem suas riquezas. O Brasil pode ser a próxima vítima.
ASSUNTOS: Maduro, Trump, Venezuela
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.