Corpo de pesquisadora da UFRGS é encontrado após cinco dias de buscas no Rio Jacuí
O corpo da jovem Roberta dos Reis Constantin, de 21 anos, foi localizado na manhã deste sábado (20) após cinco dias de intensas buscas no Rio Jacuí, em Dona Francisca. A pesquisadora, que cursava Química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atuava como agente técnica da Fepam, havia desaparecido na última terça-feira enquanto realizava um trabalho de campo. O corpo foi avistado por um pescador da região, que imediatamente acionou as autoridades para realizar o resgate e a identificação formal da vítima.
O acidente ocorreu enquanto Roberta realizava a coleta de amostras de água acompanhada por outros dois pesquisadores. Segundo informações do Corpo de Bombeiros Voluntários de Agudo, a jovem se desequilibrou em uma rampa de acesso ao porto ao tentar lançar um balde com corda no rio. Um colega de equipe ainda tentou socorrê-la no momento da queda, mas não obteve sucesso em retirá-la da correnteza.
As equipes de resgate apontaram que o vestuário utilizado pela pesquisadora pode ter sido um fator determinante para o afundamento rápido. Roberta utilizava uma "roupa pantaneira" — um macacão impermeável acoplado a botas — que, ao ser inundado pela água do rio, tornou-se extremamente pesado, dificultando qualquer tentativa de flutuação ou nado.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil