Deputado encena aborto em sessão do Congresso em protesto a decisão de Moraes; vídeo
Em protesto a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que suspendeu as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM), o deputado federal Zacharias Calil (União-GO) encenou como ocorre o aborto por assistolia fetal, durante sessão na Câmara dos Deputados de terça-feira (28).
O deputado, que também é cirurgião pediátrico, utilizou um modelo anatômico feminino para representar o que acontece com o feto após a introdução medicamentosa na pessoa gestante. "Com toda propriedade venho aqui mostrar para vocês o que é uma assistolia fetal", diz.
Calil argumentou que a decisão de realizar o procedimento precisa ser dos profissionais da saúde. "Cabe a nós médicos decidirmos. Isso daqui não é um impedimento de aborto, é um feticídio. Nós não podemos permitir que isso aconteça com as nossas crianças", declara.
Ainda durante a encenação, o deputado disse "o pessoal critica, mas nós temos a adoção. Pode levar essa gestação até o final. Existe uma fila de adoção que vai daqui até Goiana para recém-nascidos", afirma.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil