Cassados, Carla Zambelli e Alexandre Ramagem estão inelegíveis
Os ex-deputados federais Alexandre Ramagem (PL-RJ) e Carla Zambelli (PL-SP) estão inelegíveis após terem os mandados cassados, ao contrário de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que, apesar de também ter perdido o mandato, ainda pode disputar eleições.
A inelegibilidade de Ramagem e Zambelli decorre de condenações criminais sem possibilidade de recurso, todas definidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ramagem foi condenado a 16 anos por envolvimento na trama golpista. Já Zambelli soma duas condenações: uma de dez anos de prisão por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outra de cinco anos por porte ilegal de arma de fogo.
Tanto Ramagem quanto Zambelli estão fora do país. O ex-deputado está nos Estados Unidos, e o STF já iniciou o pedido de extradição. Zambelli, que deixou o Brasil rumo à Itália, teve pedido de extradição feito em junho e acabou presa no país europeu.
Os mandatos de Ramagem e Eduardo Bolsonaro foram cassados pela Câmara dos Deputados nesta semana. No caso de Eduardo, ele perdeu a cadeira por exceder o limite de faltas permitido pela Constituição já que está nos EUA desde fevereiro.
Veja também
ASSUNTOS: Brasil