Compartilhe este texto

Câmara é notificada a cortar salário de Zambelli após ordem de prisão do STF

Por Portal Do Holanda

05/06/2025 11h10 — em
Brasil


Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), notificou a Câmara dos Deputados para que suspenda o pagamento do salário da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A determinação foi feita na noite desta quarta-feira (4), junto à decisão que decretou a prisão preventiva da parlamentar e o bloqueio de verbas de seu gabinete.

A notificação foi enviada ao presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que ainda não se manifestou sobre o caso. Cabe à presidência da Casa adotar as providências administrativas para o cumprimento da decisão. Além da suspensão dos salários, Moraes determinou o bloqueio das contas bancárias, redes sociais e bens da deputada.

Em maio, Carla Zambelli foi condenada pela Primeira Turma do STF a 10 anos de prisão, perda do mandato e inelegibilidade, após ser considerada culpada pela invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Mesmo antes da decisão sobre sua prisão, a deputada informou que havia deixado o Brasil, comunicando sua intenção de se estabelecer na Itália, onde possui cidadania.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) considerou a viagem uma tentativa de fuga e pediu a prisão preventiva, que foi acatada por Moraes. A Polícia Federal já solicitou a inclusão do nome de Zambelli na lista de difusão vermelha da Interpol. O STF também marcou uma sessão extraordinária para esta sexta-feira (6), a fim de acelerar o julgamento do recurso apresentado pela defesa da parlamentar. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil