Câmara abre etapa decisiva de processo que pode cassar mandato de Zambelli

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados iniciou, nesta segunda-feira (23), o prazo para que a deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) apresente sua defesa no processo que pode resultar na cassação de seu mandato. A parlamentar terá cinco sessões deliberativas do plenário para entregar a defesa e indicar provas. A contagem dessas sessões começa a valer a partir de terça-feira (24).
Zambelli confirmou ao colegiado, na semana passada, que recebeu a notificação sobre a representação que pede a perda do mandato. Com isso, a comissão pôde dar andamento ao trâmite. O processo é consequência da condenação imposta a ela pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que estabeleceu pena de 10 anos de prisão por envolvimento na invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Segundo fontes ligadas ao governo, a deputada, que está foragida desde o fim de maio, foi localizada na Itália e pode ser presa nos próximos dias. Antes de chegar à Europa, ela teria passado pelos Estados Unidos. A defesa de Zambelli ainda não comentou a possibilidade de extradição.
O caso envolve ainda discussões sobre o uso indevido de ferramentas digitais de órgãos do Judiciário e sobre os limites da atuação parlamentar. Caso a perda de mandato seja confirmada pela Câmara, Zambelli será oficialmente afastada do cargo que ocupa desde 2019.
Veja também

ASSUNTOS: Brasil