Descuido com saúde pode suspender benefício do Bolsa Família em Manaus; entenda
Manaus/AM - A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) alerta que o descuido com o acompanhamento em saúde pode levar à suspensão do Bolsa Família em Manaus. Apenas 36,9% dos beneficiários realizaram o acompanhamento referente à segunda vigência do programa em 2025, que deve ser feito entre julho e dezembro, incluindo consultas com profissionais de saúde, atualização vacinal, acompanhamento pré-natal e avaliação do crescimento infantil.
A chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, Dandara Guimarães Bezerra, reforça que deixar para o fim do período aumenta filas e o risco de perda do benefício. Até agora, foram registrados 176.987 acompanhamentos, mas a meta é atingir 478.713 pessoas, sendo que o procedimento precisa constar no cadastro do programa.
O público-alvo inclui crianças de até sete anos incompletos e gestantes. O acompanhamento é essencial para prevenir doenças e identificar alterações no desenvolvimento, garantindo cuidado contínuo e mais próximo para famílias em situação de vulnerabilidade.
A Caixa Econômica Federal inicia nesta segunda-feira (20) os pagamentos de outubro do Bolsa Família 2025. Os primeiros a receber são os beneficiários com NIS final 1, seguindo cronograma escalonado até o fim do mês.
ASSUNTOS: Brasil