Compartilhe este texto

Brasil registra maior queda de nascimentos em 20 anos, aponta IBGE

Por Portal Do Holanda

10/12/2025 14h53 — em
Brasil


Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Brasil registrou pouco mais de 2,38 milhões de nascimentos em 2024, uma queda de 5,8% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (10) pelo IBGE. Essa é a sexta redução consecutiva no número de bebês registrados no país e representa o maior recuo dos últimos 20 anos, superando a marca registrada entre 2015 e 2016. A pesquisa faz parte das Estatísticas do Registro Civil, que reúne informações enviadas por mais de 8 mil cartórios.

Segundo o IBGE, a queda confirma a tendência já identificada pelo Censo 2022, que mostrou redução da fecundidade e mudança no perfil das mulheres em idade reprodutiva. Em 2004, mais da metade das mães tinham até 24 anos; em 2024, o índice caiu para 34,6%. Além disso, a população brasileira está mais envelhecida, o que impacta diretamente o volume anual de nascimentos. Estados do Norte, como Acre e Amazonas, seguem liderando entre os que registram mais mães com até 19 anos.

Os dados mostram ainda que março foi o mês com maior número de nascimentos, com 215,5 mil registros. Já novembro e dezembro tiveram os menores índices. A pesquisa indica também que 34,3% dos partos ocorreram em municípios diferentes do local de residência da mãe, com destaque para Sergipe e Pernambuco, onde mais da metade das mulheres precisaram se deslocar para outras cidades. Belford Roxo (RJ) e Jaboatão dos Guararapes (PE) estão entre os grandes municípios com maior proporção de partos fora da cidade de origem.

A legislação determina que os registros de nascimento sejam feitos em até 15 dias — prazo cumprido em 88,5% dos casos em 2024, segundo o IBGE. Além dos nascidos no ano passado, 65,8 mil registros tardios também foram contabilizados. O órgão destaca que, com o Marco Legal da Primeira Infância, hospitais públicos e privados devem ser integrados aos cartórios para agilizar o processo de registro. A pesquisa reforça que o país vive uma mudança estrutural no perfil das famílias, marcada pela queda de nascimentos e aumento da idade das mães.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil