Começa a valer hoje CNH sem exigência de autoescola
Entrou em vigor nesta segunda-feira (10) o CNH Brasil, novo modelo de formação de condutores que promete reduzir custos e simplificar o processo de habilitação no país. As mudanças foram oficializadas em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O governo anunciou que a nova Medida Provisória deve cortar em até 40% o valor dos exames médicos e psicológicos, reduzindo o custo médio de R$ 300 para cerca de R$ 180. O motorista também poderá optar apenas pela versão digital da CNH, gratuita, enquanto o documento físico passa a ser opcional e pago.
Durante o evento, foi lançado o novo aplicativo da CNH, que substituirá gradualmente a Carteira Digital de Trânsito. A plataforma concentrará todas as etapas do processo — curso teórico, prova, agendamentos e emissão do documento — e permitirá a realização de parte das etapas de forma remota.
Entre as mudanças definidas pelo Contran estão: curso teórico gratuito e online; prova teórica remota; apenas duas horas práticas obrigatórias; possibilidade de instrutor autônomo; uso de veículo próprio, inclusive automático; prova prática com sistema de pontuação e emissão automática da CNH definitiva após um ano. O prazo máximo de um ano para concluir todo o processo também deixa de existir.
Segundo o governo, o novo modelo segue padrões adotados em países como EUA, Canadá, Inglaterra, Japão e Argentina, e busca tornar a habilitação mais acessível, moderna e menos burocrática.
Veja também
Bastidores da Política
O jeitinho que flexibiliza a política ambiental na Amazônia - BR 319 nunca mais
ASSUNTOS: Brasil