Belém começa a receber delegações internacionais para a COP 30 com segurança reforçada
Manaus/AM- A capital paraense, que sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) em novembro, já sente o movimento de chegada das delegações internacionais. Cerca de 80 integrantes da delegação chinesa já estão em Belém, marcando a chegada de um dos maiores grupos esperados para o evento.
Os representantes da China estão hospedados em um hotel no bairro de Nazaré. Na manhã desta quarta-feira (5), a comitiva participou de um evento externo e retornou sob forte esquema de segurança.
Segurança reforçada para deslocamentos oficiais
O deslocamento e a permanência das delegações estão sendo monitorados por um esquema de segurança integrado. A comitiva chinesa, por exemplo, conta com escolta da Polícia Federal, Polícia Militar e Exército, que unem esforços para garantir a segurança durante todos os percursos oficiais.
A Polícia Federal confirmou que, além dos chineses, membros da delegação da Espanha também estão hospedados no mesmo hotel.
O clima de preparação é elevado, especialmente após a sanção da lei que transforma Belém na capital federal do Brasil durante o período da conferência, que vai de 11 a 21 de novembro de 2025.
A transferência simbólica e política, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (4), visa "prestigiar o calor humano e o carinho que o povo de Belém está dando na realização da COP", conforme declarado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
ASSUNTOS: Brasil