Compartilhe este texto

Anvisa analisa pedido de uso emergencial de novo lote da Coronavac; entenda

Por Portal Do Holanda

19/01/2021 11h12 — em
Brasil


Lote foi produzido no Brasil - Foto: Divulgação Ministério da Saúde

A Anvisa analisa o pedido de uso emergencial de um novo lote da vacina Coronavac produzido no Brasil pelo Instituto Butantan, em São Paulo. A reguladora esclareceu que tem o prazo de nove dias para concluir o processo, mas acredita que poderá emitir um posicionamento antes disso.

O diretor Antônio Barra Torres explica que a análise é necessária para garantir os critérios de segurança e eficácia, uma vez que a linha de produção das doses é diferente: "Eu considero que sim [é possível dar uma resposta em menos tempo], porque evidentemente há etapas do processo que são comuns e que pesam. Como você bem colocou, é uma linha de produção diferente", disse em entrevista a emissora de TV CNN Brasil.

O Instituto Butantan pediu o uso emergencial das 4,8 milhões de doses nessa segunda (18), para que o país não sofra com a falta de vacinas devido ao atraso na chegada de insumos.

O Governo Federal comprou toda a produção de 6 milhões de doses vindas da China e começou a distribuição ontem mesmo para todos os estados do país. Mesmo assim, a quantidade é insuficiente para imunizar o grupo de risco e garantir a aplicação da segunda dose.

A Anvisa já iniciou a análise e uma vez aprovado, o lote já estará pronto para distribuição.

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil