Transplante de cabeça é realizado com sucesso em um macaco
O cientista Sergio Canavero está determinado a realizar o primeiro transplante de cabeça em humanos e, neste mês, afirmou que o procedimento foi feito em um macaco com sucesso. Em entrevista à New Scientist, ele revelou que fez experimentos em primatas e cadáveres humanos.
Canavero diz que o seu êxito mostra que o plano para o transplante de cabeça em um ser humano está indo pelo caminho certo. Segundo o cientista, o processo vai estar pronto antes mesmo do final de 2017 e pode ser uma forma de tratamento para a paralisia completa.
Durante a entrevista, Canavero afirmou que possui uma grande quantidade de informações para continuar com o seu propósito. “É importante que as pessoas parem de pensar como algo impossível. É absolutamente executável e estamos trabalhando para isso”, concluiu.
A equipe por trás do trabalho publicou vídeos e imagens que mostram um macaco com uma cabeça transplantada, bem como ratos que são capazes de mover as pernas, mesmo depois de terem suas medulas espinhais cortadas e presas novamente.
Combinar a medula espinhal de duas pessoas vai ser a chave para que o transplante ocorra com sucesso. Para isso, os cientistas contam que utilizaram polietileno-glicol (PEG), que preserva as membranas celulares e ajuda a recuperar o local.
O experimento foi realizado com o macaco na Harbin Medical University, na China, e, de acordo com Canavero, e o animal sobreviveu ao procedimento sem qualquer lesão neurológica, mas foi sacrificado 20 horas após a cirurgia por razões éticas.
Esta não é a primeira vez que um transplante do tipo em macacos foi bem-sucedido. O doutor Robert J. White conseguiu o feito durante a década de 70, porém, nove dias após a experiência, o corpo acabou rejeitando a nova cabeça e o animal morreu.
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Bizarro