Compartilhe este texto

SUFRAMA é primeiro órgão sediado no Norte a aderir ao Processo Eletrônico Nacional

Por Portal Do Holanda

15/03/2016 18h35 — em
Amazonas



Manaus/AM - Nesta terça-feira(15), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) assinou um termo de cooperação técnica para implantar o Sistema Eletrônico Nacional (SEI) e aderir ao Processo Eletrônico Nacional (PEN). 

O objetivo é ocorra a substituição dos processos físicos por digitais. Com a adesão, a autarquia se torna o primeiro órgão sediado na região Norte apto a deixar de usar papel na tramitação de seus documentos e processos.  O sistema deve ser implantado a partir do dia 15 de Agosto.

“Medidas que envolvam a desburocratização e promovam a sustentabilidade são importantes e devem sempre ser buscadas pelos gestores públicos”, destacou a superintendente da SUFRAMA, Rebecca Garcia. 

A superintendente também ressaltou algumas ações operacionais e legais adotadas pela autarquia para a implantação do sistema, entre elas: posse de códigos-fontes do SEI para testes internos; processo de aquisição de scanners de grande capacidade de digitalização; processo de aquisição de estações servidoras novas com capacidade para hospedar o ambiente de homologação; e aquisição de 50 certificados digitais.

Além de garantir mais segurança e agilidade nos processos, uma das vantagens do sistema é a redução de custos. Recentemente, o Ministério da Justiça (MJ) divulgou, ao fazer o balanço de um ano de uso do SEI, a economia de R$ 2 milhões nos custos com aquisição de papel, serviços de postagem, transporte e impressão em 2015.  

 

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, sistema, Suframa, tecnologia, Amazonas

+ Amazonas