Operação levará imunização a áreas remotas do Amazonas
Manaus/AM - O Programa Nacional de Imunizações (PNI) se reuniu com a Força Aérea Brasileira (FAB) na Base Aérea de Manaus, nos dias 24 e 25 para planejar a Operação Gota 2025. Com um investimento previsto de R$ 20 milhões, a ação pretende disponibilizar todas as 22 vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, exceto a vacina contra a dengue, em áreas remotas e de difícil acesso. O Ministério da Saúde promoverá treinamento especializado para as equipes locais, garantindo a eficácia e segurança na administração dos imunizantes.
Durante o encontro, foram discutidos os fluxos operacionais e diretrizes da missão, com foco na definição de metas, monitoramento das ações e organização logística. Técnicos e pilotos da FAB serão responsáveis pelo georreferenciamento, pontos de saída, rotas e locais de pouso nas comunidades atendidas. A iniciativa visa vacinar populações em regiões de fronteira e alcançar comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas e rurais na Amazônia Legal, promovendo equidade e acesso à saúde.
A Operação Gota é coordenada e financiada pelo Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) do Ministério da Saúde e conta com o apoio do Ministério da Defesa, FAB, secretarias estaduais e Sesai. O diretor do DPNI, Eder Gatti, destacou a importância da operação para levar vacinas a áreas distantes e populações com dificuldades de acesso, contribuindo para a ampliação da cobertura da atenção primária nessas regiões.
ASSUNTOS: Amazonas