No Amazonas, Lula diz que pretende retomar BR-319 e sai em defesa de Marina Silva
Manaus/AM - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (10) a intenção do governo federal de retomar a reconstrução e asfaltamento da BR-319, que liga Porto Velho a Manaus. A obra será discutida em uma reunião com senadores, governadores e ministros.
“Nós queremos pactuar, governador, com o Estado. Estado e federação. Vamos ter que garantir de que não vamos permitir o desmatamento e a grilagem de terra próximo à rodovia, como é habitual acontecer neste país”, declarou Lula durante sua visita a Manaquiri.
Vale lembrar que em julho, a Justiça Federal suspendeu a licença prévia para a reconstrução do trecho central de 405 quilômetros da BR-319, que atravessa áreas preservadas da Floresta Amazônica. Ambientalistas alertam que o asfaltamento poderia facilitar o acesso de grileiros e madeireiros à região. A administração de Lula se comprometeu a alcançar o desmatamento zero na Amazônia até 2030.
O presidente chegou a defender a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e criticou a ideia de que ela seria contra a construção da rodovia.
O presidente anunciou que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, convocará uma reunião com autoridades para definir uma política para o Estado, garantindo que a construção não cause desmatamento ou grilagem de terras. Lula ressaltou a importância da BR-319 para a logística de escoamento da produção agropecuária e para a conexão entre Manaus e Porto Velho, especialmente durante a seca no Rio Madeira. “Queremos construir uma parceria verdadeira entre o governo federal e o governo do Estado para realizar a reconstrução com responsabilidade”, afirmou o presidente.
ASSUNTOS: Amazonas