Idoso é preso por ameaçar indígenas e comercializar ouro ilegalmente no Amazonas

Por Portal do Holanda

21/07/2020 20h29 — em Policial

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Um idoso foi preso na tarde desta terça-feira (21), por posse ilegal de arma de fogo na Comunidade São Lázaro, no município de Borba. É a quarta prisão de infratores em comunidades indígenas esta semana.

Nesta terça, a prisão ocorreu após os policiais militares receberem a denúncia anônima de que o infrator estava ameaçando indígenas, ribeirinhos e realizando a comercialização ilegal de ouro naquela localidade. Com o suspeito, foram apreendidas uma pistola calibre 765 com três munições; um revólver calibre 38 com três munições; uma espingarda calibre 20; dois rádios comunicadores, além da quantia de R$ 64 mil em espécie.

O homem e o material apreendido foram encaminhados à 74ª Delegacia Interativa de Polícia Civil de Borba. A operação integrada teve a participação de agentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e contou com o apoio do programa Vigia, do Governo Federal.

Armas e três prisões – No último final de semana, outra operação da SSP-AM, também deflagrada no município de Borba, resultou na prisão de três homens e na apreensão de um adolescente por envolvimento com o crime de tráfico de drogas e na caça ilegal de animais em terras indígenas.

As prisões ocorreram no sábado (18/07) na comunidade Escondido, na foz do Rio Autaz-Mirim e, com os suspeitos, foram apreendidos 169 trouxinhas de oxi; 15 trouxinhas de cocaína; porções de oxi e cocaína; R$ 202 em espécie, cinco cartuchos intactos; seis espingardas e dois celulares.