Evento inspira indígenas a seguirem a carreira científica no Amazonas
Manaus/AM - Um evento realizado no Alto Solimões incentivou estudantes indígenas a se interessarem pela carreira científica. A ação ocorreu na Escola Estadual Indígena Genésio Costódio Manoel, em São Paulo de Olivença, e contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fapeam e do Programa de Popularização da Ciência (POP CT&I).
A “I Feira Científica como Estratégia Interativa de Educação em Saúde” reuniu 476 participantes, entre estudantes, educadores e lideranças indígenas, promovendo atividades que integraram educação, saúde e ciência. Durante dois dias, a comunidade participou de palestras, oficinas e dinâmicas sobre doenças socialmente determinadas, além de debates sobre o que significa ser pesquisador e como ingressar na carreira científica.
O coordenador do evento, Felipe Leão Gomes Murta, destacou que o apoio da Fapeam foi essencial para levar a divulgação científica de forma inclusiva às comunidades indígenas. Um dos pontos altos foi a participação da pesquisadora indígena Alícia Patrine Cacau dos Santos, que compartilhou sua trajetória acadêmica e inspirou os estudantes a enxergarem novas possibilidades de futuro na ciência.
ASSUNTOS: Amazonas