Siga o Portal do Holanda

Floresta em pé

Modelo que compensa Amazonas por preservar floresta capta recursos na Europa

Publicado

em

Durante o evento Amazon-Madrid, na Espanha, o governador Wilson Lima explicou como o modelo funciona e  agradeceu ao Itamaraty por  autorizar o Amazonas a captar recursos que viabilizem o projeto, o que beneficia os nove estados que compõem a Amazônia Legal. Realizado pelo Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, o Amazon-Madrid é uma programação paralela à Cúpula Mundial do Clima, a COP-25.

Na prática, o que o Amazonas conservar será medido em emissões de gás carbônico que deixaram de ser lançadas no meio ambiente e o Estado passa a receber recursos alemães por contribuir com a preservação. Segundo o governador Wilson Lima, só por meio desse modelo inovador de financiamento, que tem alta visibilidade internacional, o Amazonas poderá ter acesso, inicialmente, a uma captação de 10 milhões de euros junto ao banco alemão KFW.

“É a primeira inciativa, nesse sentido, do Estado do Amazonas. O Itamaraty autorizou o recebimento de 10 milhões de euros do Governo Alemão, esse é um dinheiro que será repassado para o Estado do Amazonas a título de doação no período de cinco anos e, nesse período, nós temos um compromisso de fazer uma redução de 20% do desmatamento em relação a 2019. Esses recursos serão utilizados para governança territorial, que é o Zoneamento Econômico e Ecológico (ZEE), vai nos ajudar na questão da regularização fundiária e na implementação de outras políticas ambientais”, destacou o Wilson Lima.

Compromisso mantido

Na última segunda-feira (9/12), em reunião na Embaixada Brasileira em Madri, o governador Wilson Lima ouviu do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que o posicionamento do governo brasileiro em relação às compensações ao Amazonas pela proteção da floresta está mantido, uma mudança de postura nesse sentido.

“Nós tivemos uma fala muito positiva do ministro Ricardo Salles em relação aos REDDs, que é uma discussão que vem rolando há muito tempo, e o Brasil sempre teve uma posição contrária ao artigo 6º do Acordo de Paris. E hoje o Brasil sinaliza de forma positiva a regulamentação desse artigo, que está em consonância ao artigo 41 do Código Florestal Brasileiro, que também precisa ser regulamentado. Então, nesse sentido, nós damos um avanço significativo nesse evento que acontece nesse ano aqui em Madri”, ressaltou o governador do Amazonas.

Fotos: Maurílio Rodrigues/Secom

Juiz que garantiria a justiça foi para o armário

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.