Mais de 1,6 mil armas foram apreendidas em 2025 no Amazonas
Manaus/AM - O Amazonas registrou aumento de 217,8% na apreensão de armas de fogo nos últimos dez anos, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Em 2015, foram recolhidas 505 armas no estado. Já em 2025, o número subiu para 1.600 armamentos retirados de circulação, conforme o levantamento federal.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o resultado é atribuído a investimentos em tecnologia, reforço no efetivo e ampliação das ações de policiamento, incluindo operações fluviais nas Bases Arpão. O secretário Vinícius Almeida afirmou que a retirada de armas das ruas impacta diretamente na redução de crimes como homicídios e roubos, ao diminuir o poder de ação de grupos criminosos.
Os números mostram mudança no perfil das apreensões. Em 2015, a maioria era de revólveres (339), além de 88 pistolas e 35 espingardas. Em 2025, foram 425 revólveres, 423 espingardas e 401 pistolas apreendidas. Uma das maiores ocorrências foi registrada em junho do ano passado, quando a Polícia Militar, por meio do Comando de Operações Especiais (COE), apreendeu armamentos de grosso calibre e milhares de munições durante uma operação.
O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, destacou que as ações seguem o planejamento estratégico da corporação, com foco na prevenção de crimes e retirada de materiais ilícitos de circulação. Segundo ele, cada arma apreendida representa a interrupção de possíveis delitos, reforçando o trabalho ostensivo e preventivo das forças de segurança no estado.
ASSUNTOS: Amazonas