Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Mais de 76 mil alunos da rede municipal realizam avaliação de desempenho em Manaus

Publicado

em

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Mais de 76 mil alunos de 358 unidades escolares da rede municipal de ensino participam nesta quarta-feira (17), da 2ª Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), em 2019. Ao longo do ano letivo, aPrefeitura de Manaus realiza três edições. A primeira aconteceu em abril e a terceira será em outubro, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (Semed). 

A ADE é uma avaliação interna realizada com alunos dos 3°, 5°, 6° e 9° anos do ensino fundamental, nos moldes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), avaliação nacional que compõe a nota do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A ação é coordenada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) e busca avaliar as habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática. “Assim, os nossos alunos já vão preparados para as avaliações nacionais, como no caso do Saeb ou qualquer outra atividade de longa escala, já que trabalhamos o conteúdo durante todo o ano”, explicou a chefe da DAM, Núbia Breves.

Ainda segundo Breves, a avaliação é aplicada desde 2014, para que a rede possa acompanhar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “Nós precisávamos de um parâmetro para que fossem feitas as intervenções necessárias (em relação às lacunas de aprendizagem identificadas nas avaliações). Então, a ADE facilitou e norteou as nossas ações nas salas de aula, identificando as dificuldades”, explicou a chefe do setor.

PF aplica 'remédio' em Bolsonaro

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.