Entenda prazos e como pagar a taxa de inscrição para o Enem 2025
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Com as inscrições para o Enem 2025 abertas, os candidatos devem ficar atentos ao prazo e ao pagamento da taxa de inscrição para garantir a participação no exame.
Logo após preencher a inscrição que deve ser realizado até o dia 6 de junho no site oficial do Enem o participante deve realizar o pagamento da taxa. A página emitirá um boleto bancário, chamado de GRU (Guia de Recolhimento da União), referente ao valor de R$ 85.
Para pagar, o candidato deverá realizar o pagamento em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou por Pix, a partir do QR code localizado no próprio boleto.
De acordo com o edital publicado pelo Inep no último dia 23, o pagamento deve ser feito até o dia 11 de junho, data de vencimento da GRU.
A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa de inscrição.
Os candidatos que foram beneficiados com a isenção do pagamento da taxa não estão inscritos automaticamente no Enem 2025. Neste caso, é necessário que o participante efetue seu registro durante o período geral de inscrição, que termina às 23h59 do dia 6 de junho.
Nesta edição, o exame será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em dois domingos consecutivos, na maior parte do país.
Somente em três cidades do Pará Belém, Ananindeua e Marituba, as provas foram transferidas para 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30, a conferência do clima da ONU (Organização das Nações Unidas).
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação, e os candidatos terão cinco horas e 50 minutos para completar a prova. No segundo, os temas cobrados serão ligados a ciências humanas e matemática, e os estudantes terão cinco horas.
*
CALENDÁRIO DO ENEM 2025
- Período de inscrição geral: 26 de maio a 6 de junho
- Pagamento da taxa de inscrição: até 11 de junho
- Primeiro dia de provas: 9 de novembro
- Segundo dia de provas: 16 de novembro
- Aplicação das provas nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no estado Pará: 30 de novembro e 7 de dezembro
ASSUNTOS: Variedades