Projeto facilita inserção de 397 migrantes venezuelanos no mercado formal de Manaus
Como resultado do trabalho de inclusão produtiva, 397 migrantes venezuelanos foram inseridos no mercado de trabalho formal em Manaus. Os dados foram divulgados na última quarta-feira (3) pela ONG Visão Mundial durante a celebração dos seis anos de ações do projeto Ven, Tú Puedes! que destacou o número expressivo na terceira edição do Selo Empresa Amiga do Migrante. O evento ocorreu no espaço Roca Gallery, na Avenida Brasil, em São Paulo, para empresas e instituições ligadas à causa migratória.
A gerente nacional do projeto, Angela Karinne Mota, destacou o impacto da iniciativa na transformação social e no incentivo ao setor privado em participar do projeto na geração de emprego.
“Orientamos as empresas e mostramos que não há qualquer problema em contratar um migrante. Pelo contrário: é promover diversidade, inclusão e contribuir para os compromissos do Pacto Global da ONU. Com isso, transformamos as vidas de muitas famílias, garantindo alimentação, moradia e novas oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou.
Desde a sua criação em 2019, o Ven Tú Puedes! já impactou mais de 37 mil migrantes e refugiados nos estados do Amazonas, Roraima e São Paulo. Para celebrar essa trajetória e registrar seus principais avanços, a ONG Visão Mundial apresentou uma novidade durante a cerimônia: o lançamento do livro “Ven, Tú Puedes! (VTP) — 5 anos integrando migrantes e refugiados no Brasil – Histórias e Resultados Transformadores”.
A obra, com 119 páginas, reúne a trajetória, a sistemática de execução, os impactos e os resultados de um dos mais relevantes projetos de acolhida e inclusão de refugiados e migrantes no país, com destaque para a população venezuelana. O livro foi distribuído aos convidados presentes e está disponível gratuitamente em formato digital no site da Visão Mundial. (https://visaomundial.org.br/publicacoes/livro-de-5-anos-do-projeto-ven-tu-puedes).
Outros números
O projeto além de buscar inserção no mercado de trabalho para migrantes, oferece atendimento e orientação profissionais. Em seis anos do projeto foram registrados 9.568 atendimentos, 6.530 currículos foram elaborados e 1.392 certificados em cursos de Empreendedorismo foram emitidos.
Com a metodologia GOLD/Jornada Empreendedora, a Visão Mundial formou 723 participantes, enquanto as ações de sensibilização mobilizaram 93 empresas e 3.579 atores locais. Além disso, 6.066 pessoas participaram de sessões informativas sobre trabalho, direitos humanos e proteção.
Nesta edição, representantes de 13 empresas nacionais e internacionais com atuação no Brasil — sendo três do Amazonas, duas de Roraima e oito de São Paulo — foram certificadas pelo compromisso demonstrado na inserção de quase 4 mil migrantes e refugiados venezuelanos no mercado de trabalho entre outubro de 2024 e novembro de 2025.
Vale ressaltar que o Selo reconhece organizações que ampliaram a oferta de vagas, investiram em capacitação profissional e promoveram ambientes de trabalho inclusivos para migrantes em situação de vulnerabilidade.
Sobre o projeto
O Ven, Tú Puedes! é uma das respostas da ONG Visão Mundial ao contexto migratório da Venezuela. Em operação nos estados de Roraima, Amazonas e São Paulo, o projeto tem como objetivo principal promover a integração segura e a inclusão produtiva de refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil, com ações em três eixos: Empregabilidade, Empreendedorismo e Proteção.
ASSUNTOS: Variedades