Compartilhe este texto

Conheça a síndrome rara que leva a pessoa a fazer sexo dormindo e não lembrar

Por Portal Do Holanda

23/01/2018 16h27 — em
Variedades


Foto: Reprodução

Já pensou fazer sexo e não se lembrar de nada? Essa pode parecer uma situação encorajada pela bebida, mas há quem a vivencie por conta de um distúrbio chamado sexonambulismo. Saiba mais sobre ele a seguir:

O que é sonambulismo sexual?

Segundo o neurologista Shigueo Yonekura, do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba, sexonambulismo é um tipo de distúrbio do sono que faz com que uma pessoa faça sexo ou se masturbe enquanto dorme, mas não se lembre de nada no dia seguinte.

Esse tipo de sonambulismo é raro e pode surgir em diferentes intensidades.

Como acontece?

Geralmente, a pessoa com sexonambulismo descobre o problema por meio de relatos do parceiro que fez sexo com ela. Outro sinal é que o ato sexual durante o sono costuma ser mais agressivo.

Segundo o especialista, o transtorno não tem origens conhecidas, mas algumas teorias o relacionam a pessoas com histórico de terror noturno ou sonambulismo na infância e/ou adolescência.

O problema ainda pode ser ocorrer simultaneamente com outros distúrbios do sono, como a apneia.

Como impacta a vida da pessoa?

O transtorno pode acarretar vários problemas no âmbito social, familiar e conjugal do paciente, já que o ato sexual dessa origem envolve agressividade e, em alguns casos, pode influenciar crimes.

Transtorno é perigoso

O grande risco é o sexonâmbulo ter relações com quem não deseja - como uma pessoa que não seja seu parceiro -, se expor a DSTs e até mesmo cometer crimes, como o sexo forçado, estupro de crianças, etc. "A pessoa pode cometer estupro e não se lembrar", alerta o médico.

O que fazer?

Sexonambulismo não tem cura, mas pode ser controlado por meio do tratamento adequado, o qual envolve medicamentos que eliminam os sintomas em até três meses.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades