Siga o Portal do Holanda

Variedades

Como evitar perder centímetros de altura com o avançar da idade? A ciência explica

Publicado

em


Com a idade, é certo que tanto homens como mulheres tendem a perder alguns centímetros de altura. Os homens perdem menos do que as mulheres, sendo que esta quebra de altura está relacionada com o redução do espaço entre as vértebras e os discos e o estreitamento entre as articulações.

Uma má postura é a principal causa para que isso aconteça, já que que andar corcunda ou até com os braços cruzados causa pressão sobre os ombros e sobre a coluna.

Ciente de que estava perdendo altura e ganhando alguns quilos por causa da menopausa, Tanith Carey decidiu pesquisar várias formas de recuperar os centímetros perdidos. E são vários os exercícios de alongamentos disponíveis na internet, recomendações para a prática da yoga ou Pilates, porém Tanith salienta que embora estes ajudem a ter uma boa postura, não ajudam a recuperar de forma permanente a altura.

Tanith decidiu experimentar a técnica Alexander, utilizada no fim do século passado por Frederick Matthias Alexander para melhorar a sua voz e que entretanto se verificou que também é benéfica para curar dores nas costas, dores de cabeça e problemas de perda de altura causados pelo avanço da idade.

A técnica consiste em ensinar como fazer um bom uso do corpo, ou seja, como manter uma postura apropriada na forma como nos colocamos, seja em pé, sentados ou caminhando. Isto fortifica a coluna e nos permite ganhar a forma que foi perdendo.

O médico consultado por Tanith deu-lhe três conselhos: antes de começar a andar deve fazer uma pausa, para impedir que mantenha a postura incorreta anteriormente assumida. Depois deve balançar o pescoço para cima e para a frente, ao mesmo tempo que alonga as costas. Se mantiver essas ideias em mente, o corpo irá mover-se naturalmente de forma coordenada, defende.

Em pouco tempo, a mulher garante que sentiu melhorias. Porém não se trata de uma tarefa fácil e embora esta tenha contado com a ajuda de um médico, que durante várias consultas a ensinou diversas técnicas de postura, existem pequenas mudanças que todos podemos fazer no nosso dia-a-dia para evitar os erros relacionados com a postura.

As mudanças devem ser encaradas em todos os aspectos ou atividades do dia-a-dia como a  forma como se senta ao computador, em frente a televisão, a forma como anda e até como faz exercício físico. Antes de fazer qualquer atividade lembre-se que a maneira como age pode ter consequência no seu corpo, e embora no início até lhe possa parecer desconfortável estar sempre tão direito, vai acabar por habituar-se e os resultados não vão desiludi-lo

+ Variedades

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.