Saiba o que acontece com o corpo se você fica muito tempo sem sexo
Além de prazerosa, uma vida sexual ativa e satisfatória traz benefícios físicos e psicológicos nada desprezíveis. Na verdade, estudos têm mostrado que ficar muito tempo sem fazer #sexo pode ter efeitos decididamente negativos sobre a saúde do indivíduo. Entre estes efeitos negativos, podemos citar:
1 – Stress
O sexo resulta na liberação de hormônios sexuais responsáveis por bem-estar e satisfação, que ajudam a lidar com situações estressantes. Muito tempo sem fazer sexo pode elevar o nível de stress, o que, por sua vez, pode ter consequências para a saúde, inclusive problemas cardiovasculares.
2 - Insônia
Segundo estudos, o clímax sexual libera o hormônio oxitocina, que relaxa o corpo e causa sonolência. Assim, a insônia e perturbação do sono são incômodos que ameaçam especialmente aqueles que passam longos períodos sem manter relações sexuais.
3 - Libido reduzida
Aqui entramos no terreno do círculo vicioso: ficar sem fazer sexo por um longo tempo reduz a libido, o que afeta a vontade/capacidade de fazer sexo e assim por diante em um ciclo auto-alimentado. Como dizem os gringos "use it or lose it" (use ou perca).
4 - Pele e cabelos com menos brilho no caso das mulheres
O sexo estimula a liberação, nas mulheres, de um hormônio chamado estrogênio, que retardada o envelhecimento da pele e do cabelo, colaborando para a hidratação deles.
5 - Dores
As endorfinas e a oxitocina, cuja produção é estimulada pelo ato sexual, funcionam como analgésicos naturais. Muito tempo sem fazer sexo pode levar a um aumento na frequência e na intensidade de dores de cabeça e cólicas.
6 - Imunidade reduzida
Estudos indicam que uma vida sexual ativa fortalece o sistema imunológico, ajudando a proteger o organismo contra infecções. Estudo realizado por pesquisadores da Wilkes-Barre University, universidade localizada na Pensilvânia, estado americano, concluiu que sexo uma ou duas vezes por semana causa um aumento de 30% na produção de Imunoglobulina A, um importante anticorpo.
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar