Panelas antiaderentes e mais produtos do dia a dia que podem causar câncer e outras doenças
Recentemente, a Johnson & Johnson anunciou que vai parar de vender o talco para bebês em todo o mundo após dúvidas serem levantadas de que o produto poderia conter amianto e silicato de magnésio hidratado, que podem causar câncer e inflamações.
Mas além do talco, outros produtos do seu dia a dia também são tóxicos e pode causar a doença. Confira a lista:
Panelas antiaderentes: Feitas de teflon, nome comercial do polímero sintético politetrafluoroetileno (PTFE), o material está associado ao ácido perfluorooctanoico, substância tóxica que pode causa câncer de rim e testículo, doença da tireoide, colite ulcerativa, pré-eclâmpsia e colesterol alto.
Protetor solar com oxibenzona: A oxibenzona pode ser encontrado em vários cosméticos como protetores solares, hidratantes com FPS e é um composto químico ligado a disfunções hormonais, reações alérgicas, mutação celular, entre outros.
Potes plásticos: Produtos de plásticos como potes, brinquedos, garrafas, entre outros tem em sua composição o bisfenol (BPA), que é liberada caso o produto seja aquecido ou entre em contato com alimentos quentes, por exemplo, causando problemas de saúde como cistos nos ovários, problemas gastrointestinais, malformação de embriões (no caso das gestantes) e diminuição dos espermatozoides.
Shampoo com parabenos: Os parabéns são conservantes químicos encontrados em shampoos, condicionadores, cosméticos e cremes dentais. A substância pode causar alterações hormonais, problemas no sistema nervoso central, câncer de mama, de útero ou de próstata.
Amianto: Produto encontrado na natureza e muito usado na construção civil em paredes drywall, aquecimento domiciliar, brinquedos, entre outros, sua exposição pode causar danos à saúde como câncer de laringite, do trato digestivo, pulmão, ovário, espessamento da pleura e diafragma, distúrbios respiratórios ederrames pleurais.
Com informações do ‘Viva Bem’, do Uol.
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar