Compartilhe este texto

Hérnia de disco: entenda causas e tratamento da doença de Wesley Safadão

Por Portal do Holanda

29/06/2022 14h55 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução/Instagram

Hérnia de disco é uma doença da coluna vertebral que provoca compressão dos nervos, causando fraqueza, dor e perda de sensibilidade. A intensidade da dor pode variar de leve a forte, dependendo da lesão. A doença tem atingido cada vez mais pessoas jovens e levou o cantor Wesley Safadão a cancelar seis shows nos próximos dias.

Esses discos são formados como se fossem uma gelatina, com colágeno e água em seu interior, e funcionam como "amortecedores" entre as vértebras da coluna. "Com o passar do tempo, o disco sofre esse desgaste, o conteúdo sai e, com isso, pode comprimir um nervo", explicou o ortopedista Alberto Alves ao G1.

A hérnia de disco é predisposta por questões genéticas, mas também pode surgir por fatores comportamentais, ambientais e no trabalho. No caso do cantor, a predisposição genética pode estar associada à falta de fortalecimento da região.

Causas

Conforme envelhecemos, o disco intervertebral vai se tornado cada vez menos flexível e elástico, ficando mais exposto a lesões. A maioria das protusões discais ocorre em pessoas com mais de 35 anos.

Carregar pesos excessivos.
Fazer musculação sem orientação, sobrecarregando a coluna.
Levantar pesos forçando a coluna
Má postura
Movimentos repetitivos da coluna
Sedentarismo
Tabagismo

Tratamento

O tratamento geralmente inclui repouso, fisioterapia, compressas mornas, educação postural e acupuntura, que podem aliviar os sintomas em mais de 90% dos pacientes com hérnia de disco.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar