Compartilhe este texto

Entenda sintomas e tratamento de Parkinson, doença diagnosticada em Renata Capucci

Por Portal do Holanda

27/06/2022 14h01 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução/Instagram

A jornalista Renata Capucci tinha 45 anos quando foi diagnosticada com a doença de Parkinson, em 2018. No Brasil estima-se que 200 mil pessoas tenham Parkinson, doença que afeta os movimentos provocando sintomas como tremores, rigidez muscular e desequilíbrio.

Ela ocorre em razão da degeneração das células que produzem a dopamina, que conduz as correntes nervosas ao corpo. A diminuição da dopamina afeta os movimentos, desencadeando os sintomas.

"Comecei a mancar e as pessoas falavam para mim: ‘por que você está mancando, Renata?’. E eu falava: ‘eu não estou mancando’. Eu não percebia que estava mancando", contou a jornalista em entrevista ao Fantástico.

Os principais sintomas motores são tremores, rigidez, lentidão, dificuldade de escrita e perda de equilíbrio. Os sintomas não motores também causam graves impactos na qualidade de vida do paciente, e incluem depressão, ansiedade, transtornos de humor e psicose.

A doença não tem cura e atinge 1 a 2% da população mundial acima dos 65 anos, mas a proporção aumenta conforme a idade avança. Tratamentos disponíveis amenizam os sintomas e garantem qualidade de vida para os pacientes. A idade mais comum é acima de 60 anos, mas uma pequena parte dos casos ocorre em pacientes mais jovens, entre 21 e 50 anos.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar