Entenda: Estudos afirma que "alface é três vezes pior para o ambiente do que o bacon"
A quantidade de energia e água necessária para que uma alface cresça é muito maior do que a quantidade necessária para produzir bacon, quando calculada por caloria. É o que sugerem os investigadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos.
Como reporta o Daily Mail, este estudo publicado na revista Environment Systems and Decisions mediu a energia usada, a quantidade de água necessária e as emissões de gás de efeito estufa através da cadeia alimentar.
Os investigadores analisaram como o cultivo, o processamento e o transporte de alimentos, as vendas e os serviços de alimentares e o armazenamento doméstico pode ter um impacto sobre o meio ambiente.
O autor principal do estudo Paul Fischbeck sublinha: “Comer alface é mais de três vezes pior no que toca às emissões de gases com efeito de estufa do que comer bacon ".
"Muitos vegetais comuns exigem mais recursos por caloria do que imagina. Beringela, aipo e pepino são particularmente maus quando comparados à carne de porco ou frango."
Ainda assim o estudo admitiu que comer menos calorias contribui para a saúde e ajuda a reduzir o uso de energia, água e gás de efeito estufa.
Fonte: DailyMail
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar