Compartilhe este texto

Entenda a diferença entre varíola humana e varíola dos macacos

Por Portal do Holanda

23/05/2022 15h33 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Domínio público - Wikipedia

O surgimento de vários casos de varíola dos macacos nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e vários países da Europa acendeu um alerta no mundo todo ao relembrar uma das doenças mais devastadoras que já existiram, a varíola humana. Há mais de 40 anos a varíola foi finalmente erradicada após uma bem-sucedida campanha de vacinação global.

Até o momento, especialistas afirmam que as chances de uma transmissão descontrolada da varíola dos macacos são pequenas e a taxa de letalidade é bem menor em relação a varíola humana, além de ser menos contagiosa.

Existem duas versões da varíola dos macacos, uma da África Ocidental que tem mortalidade entre 1% e 10% e a da África Central, mais perigosa que pode matar 20% dos infectados. Felizmente, a varíola do macaco é menos contagiosa para pessoas, e ganhou esse nome porque foi descoberta em colônias de macacos.

As duas doenças tem quadro clínico semelhante, com sintomas que incluem febre, fadiga, dor muscular e bolhas na pele. No entanto a varíola do macaco é um pouco mais branda que a humana.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar