Compartilhe este texto

Conheça alimentos que são os que piores “inimigos” do seu estômago

Por Portal Do Holanda

25/07/2015 6h03 — em
Saúde e Bem-estar




Determinados alimentos conseguem fazer verdadeiros estragos no estômago, mesmo quando não a pessoa não tem nenhuma intolerância ou alergia. Para os mais sensíveis, é importante descobrir quais são os alimentos que estão desencadeando os sintomas. Segundo o Huffington Post, seis alimentos são os principais causadores do mal estar:  

1. Alho e cebola – estes dois alimentos contêm oligo-di-monossacarídeos e polióis fermentáveis, componentes que podem dificultar a digestão em algumas pessoas e, nesses casos, ocorrem inchaços, gases e cólicas. Para quem reage mal ao alho e à cebola, aconselha-se que sejam usados apenas refogados ou cozidos.

2. Gorduras saturadas – sorvetes, carnes, batatas fritas, fast food, alimentos processados, tudo o que é fonte de gordura saturada é altamente prejudicial ao estômago, uma vez que estimula o crescimento de um tipo de bactéria chamada bilophila wadsworthia e que, em excesso, provoca irritação no cólon.

3. Adoçantes artificiais – substituem o açúcar, não têm quase calorias, mas sugam a água do trato intestinal e provocam diarreia.

4. Feijões e lentilhas – embora sejam saudáveis e boas escolhas para as refeições, estes alimentos podem ser um ‘veneno’ quando consumidos em excesso, pois também contêm oligo-di-monossacarídeos e polióis fermentáveis, podendo levar à diarreia e inflamação.

5. Queijo – não todos os tipos. Os queijos com maior nível de lactose são aqueles que mais facilmente se associam aos problemas intestinais, uma vez que na idade adulta a digestão deste tipo de alimentos e derivados é mais difícil.

6. Vinho – a fermentação de alguns vinhos deixa-os mais propensos a libertar uma bactéria para o sangue das pessoas quando são ingeridos e digeridos. As mulheres estão mais propensas a este problema, que pode causar uma inflamação geral no corpo, diz o Huffington Post.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar