Confira técnicas de meditação rápidas para diminuir o estresse no trabalho
Costumamos associar a meditação ao senso de tranquilidade, calma e leveza, mas vai muito além disso. Os efeitos positivos do bem-estar, no corpo e na saúde mental são amplamente reconhecidos pela ciência. Entende-se pelo ato de meditar, a manutenção do foco de atenção no momento presente e desvinculação de distrações e pensamentos.
Bastam alguns minutos na própria mesa de trabalho para alcançar benefícios como o alívio do estresse, controle da ansiedade e melhora na produtividade. O professor de meditação Jairo Xavier contou ao Universa algumas alternativas para a prática no ambiente de trabalho.
Uma pausa de 5 a 10 minutos é o suficiente para as práticas que devem ser feitas todas as vezes que a pessoa sentir a necessidade de se acalmar. Procure um espaço silencioso e se possível, ao ar livre. Caso não possa sair do lugar, pode usar um fone de ouvido para ouvir sons relaxantes. Conforme a prática, nos habituamos a entrar em estado meditativo mais facilmente.
Meditação na cadeira
Sente-se com a coluna reta e feche os olhos suavemente. Preste atenção ao que sente internamente e no entorno, comece a perceber as sensações do corpo, pensamentos e expectativas. Deixe que essas sensações venham e vão como as ondas do mar.
Relaxe e sinta sua respiração, observando sensações e sentimentos. Quando perceber que esteve distante, identifique a onda que o levou para longe. Abra suavemente os olhos ao terminar.
Observando a respiração
Com a coluna reta, mantenha os olhos fechados faça respirações profundas e lentas. Concentre-se na respiração à medida que o ar entra e sai do corpo, mantendo atenção na duração completa de cada inalação e exalação.
Contagem da respiração
Sente-se confortavelmente com a coluna reta e olhos fechados. Respire profundamente e comece a contagem de 5 a 10 respirações completas. Sempre que perder o cálculo e a mente divagar recomece pelo número 1.
Meditação Caminhando
em pé, sinta o corpo inteiro por um momento e faça algumas respirações lentas e profundas. Comece a caminhar e mantenha os olhos baixos, focados em algum ponto, poucos metros adiante. A cada respiração, leve um pé à frente do outro, seguindo as passadas de acordo com a respiração. Procure manter o estado de consciência nos pés, observe o ponto de imobilidade e foque na respiração entre as passadas. Sinta cada fase do movimento de caminhar e, quando terminar o período de meditação, fique em silêncio por alguns minutos
Veja também
ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar