Mais de 4 quilos de cocaína são apreendidos em Tabatinga

Por Portal do Holanda

06/08/2015 14h12 — em Policial

Policiais da Estratégia de Fronteira do Governo do Estado do Amazonas (Esfron), coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), durante abordagens a embarcações na região do Alto Solimões, apreenderam, na última quarta-feira (5), 4,6 quilos de cocaína escondidos em uma mala de viagem de mulher que estava na embarcação Expresso R. Bezerra IV.



Os policiais estão realizando diversas abordagens nos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte, como parte da operação Brasil Integrado, realizada simultaneamente nos municípios de Boca do Acre, Lábrea, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá e Tefé, para o combate de crimes típicos das regiões de fronteira, dentre eles o tráfico de drogas.

As ações de contrabando e descaminho de mercadoria, além do tráfico de drogas, são o foco da operação. De acordo com o tenente José Ribeiro, que coordena a tropa do Esfron em Tabatinga, em uma canoa, conduzida por Valdo João Pancharo, foram encontrados 30 pacotes de cerveja e 20 caixas de cachaça, com 12 unidades em casa. Em outra embarcação, de propriedade de Francinei dos Santos Araújo, foram apreendidos 400 litros de gasolina de origem peruana. Na embarcação conduzida por Francisco Tauana Ipuchina, os policiais do Esfron encontraram 19 pacotes de cerveja, dez unidades de corotes e três unidades de cachaça. Na embarcação Expresso Daniel VI, o passageiro Geovanny Ramires Giraldo, foi identificado conduzindo mercadoria colombiana de forma clandestina. Com ele foram encontrados quatro tablets, 50 aparelhos celulares, quatro carregadores e 20 capas de celulares.

A operação Brasil Integrado teve início na noite da última terça-feira (4), e se estende até sexta-feira, 7, é uma ação realizada de forma simultânea nos municípios que são localizados na região de fronteira.

Em Lábrea, policiais militares da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (4ª CIPM), realizaram ações das 19h de quarta-feira (5), até as 7h desta quinta-feira (6), na BR-230 da Transamazônica, que corta sete Estados até Paraíba. Durante a operação foram abordados cinco carros e 46 pessoas, e 1 moto roubada foi recuperada na barreira da BR 230.