'Masculinicídio': Jovem inventa assalto para esconder morte namorado em Manaus
Manaus/AM - A Polícia Civil cumpriu, nesta quarta-feira (14), um mandado de busca e apreensão contra uma adolescente de 16 anos, acusada de ato infracional análogo ao crime de homicídio contra o próprio namorado, um jovem de 17 anos. O crime ocorreu em setembro de 2025.
Falsa versão de assalto
De acordo com o delegado Luiz Rocha, titular da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), o crime aconteceu na residência da infratora, localizada no bairro Tarumã, zona Oeste. Inicialmente, as famílias foram informadas de que o jovem teria sido esfaqueado por criminosos durante uma tentativa de assalto em via pública.
A vítima chegou a ser socorrida e submetida a uma cirurgia no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. Mesmo após receber alta, o adolescente não resistiu às complicações do ferimento no abdômen e foi a óbito no dia 26 de setembro.
Confissão e proteção
As investigações, iniciadas pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), revelaram que a história do assalto era uma farsa. O pai da vítima chegou a relatar que suspeitava que o filho estivesse tentando proteger a namorada ao sustentar a versão mentirosa antes de morrer.
Pressionada pelas evidências, a adolescente confessou o ato. Segundo o delegado, ela admitiu ter golpeado o namorado com uma faca após uma discussão entre o casal. "O ferimento acabou sendo fatal, desconstruindo a narrativa inicial de roubo", explicou Rocha.
Medida Socioeducativa
Com a conclusão do inquérito e o encaminhamento ao Ministério Público (MPAM), o Juizado da Infância e Juventude Infracional determinou a internação da adolescente. Ela responderá pelo ato infracional análogo ao homicídio e cumprirá medida socioeducativa de internação por tempo indeterminado, com limite máximo de três anos, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A jovem foi encaminhada à Unidade de Internação Provisória, onde permanecerá à disposição da Justiça.
ASSUNTOS: Policial