Compartilhe este texto

De sargento a vereador: Saiba quem é Rosinaldo Bual, preso em operação do MP-AM

Por Portal Do Holanda

03/10/2025 9h54 — em
Policial


Bual em reunião na CMM - Foto: Divulgação

Manaus/AM - Eleito como vereador com quase 8 mil votos nas eleições de 2024, o nome do vereador Rosinaldo Bual ganhou os noticiários na manhã desta sexta-feira (3), após sua prisão por suposto envolvimento em um esquema de rachadinha desarticulado pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM). 

Bual chega à delegacia - Foto: Neto Silva/Portal do Holanda

Mas quem é Bual e qual sua trajetória? Rosinaldo Ferreira da Silva, conhecido como Rosinaldo Bual, é vereador de Manaus pelo partido Agir. Natural de Manacapuru (AM), ele nasceu em 2 de agosto de 1976 e tem ensino médio completo.  Iniciou sua carreira pública no Exército Brasileiro, onde ingressou em 1996 e foi promovido a sargento por merecimento. Após oito anos de serviço, foi licenciado em 2004 e passou a atuar como instrutor e perito de trânsito, tornando-se empresário no setor com autoescolas em Manaus.

Arma do vereador apreendida - Foto: Neto Silva/Portal do Holanda Após oito anos de serviço, foi licenciado em 2004 e passou a atuar como instrutor e perito de trânsito, tornando-se empresário no setor com autoescolas em Manaus. Bual ganhou notoriedade por seu trabalho comunitário, especialmente no bairro da Compensa, zona oeste de Manaus, onde liderava ações sociais voltadas ao esporte e à juventude. Foi eleito vereador em 2024 com base em uma campanha popular e promessas de inclusão social e infraestrutura.

Nesta sexta-feira (3), Bual foi preso preventivamente durante uma operação do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), que investiga uma organização criminosa instalada na Câmara Municipal de Manaus. A ação, conduzida pelo GAECO, cumpriu mais de dez mandados de busca, apreensão e prisão.

Três cofres foram apreendidos em seu gabinete, e o vereador se recusou a fornecer as senhas. Ele é suspeito de envolvimento em rachadinha e movimentações financeiras ilícitas que culminou não só na prisão dele, como também da sua chefe de gabinete e uma assessora.

Na delegacia, Bual negou as acusações, mas se recusou a falar com a imprensa e até o momento, ele não se manifestou sobre a operação.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial