Professora, maratonista olímpica de 38 anos se emociona com 28ª colocação

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

08/08/2021 2h04 — em Olimpíadas 2021

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Professora, fã de tricô e corredora há apenas três anos. Esse é o resumo do perfil da belga Mieke Gorissen, que disputou a maratona feminina na sexta-feira (6) e foi a 28ª colocada em sua primeira Olimpíada, aos 38 anos.

 

 

Em entrevista à televisão belga, Mieke chorou de alegria ao descobrir que ficou à frente de 60 competidoras da prova: "Sou 28ª? Isso não é possível", contou a corredora, que foi para a Tóquio com o objetivo modesto de não terminar os 42 km da maratona em último.

 

 

Segundo o site belga Sporza, o sonho olímpico de Mieke Gorissen começou há apenas quatro meses. Ele começou a correr, em provas de 10k, em 2018 e se saiu muito bem em outras provas, como o cross country, disputada em trilhas.

 

 

Foi o treinador dela que a incentivou a enfrentar uma maratona. Em abril, ela disputou a prova em Enschede, na Holanda, e alcançou o tempo necessário para a vaga olímpica.

 

 

"Já tenho um emprego como professora de física e matemática e gosto muito. Para mim, a corrida é uma válvula de escape. Estou muito satisfeita. Minha prioridade é ajudar meus alunos da melhor forma possível", diz.

 

 

Em seu perfil no Instagram, ela compartilha outra paixão dela. Seu perfil é o @knitreadrunrepeat, que, em português, significa "tricotar, ler, correr e repetir".

 

 

"Aparentemente não sou a única atleta olímpica que gosta de tricotar, porque vi que o saltador Tom Daley também estava tricotando na arquibancada", declarou Mieke, lembrando o medalhista britânico que viralizou com seus tricôs.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Olimpíadas 2021