Siga o Portal do Holanda

Manaus

Policiais da operação ‘Fronteira Segura’ seguem para Tabatinga

Publicado

em

Por

Manaus - A partir da próxima semana, policiais militares, civis, peritos e bombeiros militares já estarão na cidade de Tabatinga (a 1.108 quilômetros a oeste de Manaus) atuando na operação ‘Fronteira Segura’ coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. Nesta sexta-feira, o efetivo fez o último treinamento antes do embarque para aquela região.

A ação ocorreu próximo à base fluvial da Polícia Militar, no porto do São Raimundo, na zona Sul de Manaus. Os agentes atuaram em uma ocorrência simulada com tráfico de drogas durante patrulhamento no Rio Negro. Três pessoas foram presas com drogas e armas.

O secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Roberto Vital, destacou a importância do treinamento para a tropa. “Os policiais já possuem conhecimento de ações rotineiras, mas precisam nivelar os conhecimentos para a realidade que vão encontrar nos municípios fronteiriços”. Vital ressaltou que na próxima semana irá pessoalmente à Tabatinga para fazer o lançamento da operação e acompanhar o início dos trabalhos.

O coordenador da Estratégia Estadual de Segurança na Fronteira (Esfron), coronel PM Dan Câmara, destacou o trabalho pioneiro que será realizado pelos militares do Corpo de Bombeiros na operação, que irão utilizar a prática de mergulho para fiscalizar embarcações suspeitas. “Antes não havia essa inspeção durante as abordagens. A partir de agora, vamos adotar como procedimento esse trabalho conjunto, que inclui também ação de cães farejadores e peritos da Polícia Técnico-Científica para análise do material apreendido”, disse.

Durante o treinamento, um barco suspeito foi abordado pela tropa do Esfron e levado para inspeção na base flutuante da PM. Durante a revista, os policiais encontraram droga e três armas. Três homens foram presos acusados de tráfico.

Dan Câmara explicou ainda, que o efetivo passou cerca 15 dias em treinamentos específicos para atuação em regiões de fronteira, “A equipe recebeu instruções sobre operações aquáticas, armamento e munição, legislação de crimes na fronteira, direitos humanos, atendimento pré-hospitalar, preservação de local do crime, navegação e policiamento embarcado”.

O coordenador nacional da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), capitão Alex Jorge das Neves, que acompanhou as atividades ressaltou que o Amazonas, por sua posição geográfica de fronteira com países produtores de maconha e cocaína, é prioridade do Governo Federal. “

 

 

Fronteira Segura


A operação “Fronteira Segura” foi lançada na semana passada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM) para ampliar as ações de combate aos crimes ambientais, descaminho, exploração sexual infantil, tráfico de pessoas, trabalho escravo, tráfico de drogas e armas, roubo de carga, veículos e combustível e biopirataria, começando por Tabatinga.

A ação será implantada inicialmente nos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte e que alcançará outras 27 cidades da região de fronteira do Estado. A partir da instalação da Esfron, os municípios de fronteiras e divisas passam a contar com núcleos de inteligência, de polícia técnico-científica, Gabinete de Gestão Integrada (GGI) municipal, Câmara Temática da Esfron e núcleo comunitário de resistência às drogas.

De acordo com Dan Câmara, o investimento para essa primeira fase é de R$ 3,5 milhões e as ações vão chegar a pelo menos 30  municípios, sendo nove considerados de fronteira e 21 na faixa de fronteira.
 

NULL

+ Manaus

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.