Compartilhe este texto

Mutirão de limpeza chega ao centro de Manaus

Por Portal Do Holanda

03/01/2013 0h35 — em
Manaus



O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), acompanhou, na noite de quarta-feira, dia 2 de janeiro, um mutirão de limpeza nas ruas do Centro de Manaus. Antes, ele se reuniu com lideranças do empresariado e comércio da área para pedir colaboração no projeto de recuperação do Centro Histórico da capital.

A ação desta terça foi mais uma operação que a prefeitura de Manaus está fazendo desde o dia primeiro para coletar o lixo espalhado pela cidade. Outras ações, como tapa-buraco, recuperação de calçadas, poda de árvores e intervenções no trânsito também estão sendo realizadas.

Segundo o prefeito, as medidas iniciadas serão prolongadas com resultado em curto, mas em longo prazo também. “Estou decidido a entregar o centro limpo e recuperado antes da Copa do Mundo. Mas para isso precisamos da colaboração de todos e alguns lojistas não estão se comportando adequadamente. Os mesmos lojistas que cobram o buraco e o trânsito são os que se acham no direito de jogar lixo na rua durante a noite. Eles têm o direito de cobrar, mas precisam colaborar”, disse o prefeito.

“Nós queremos nos engajar, colaborar e precisamos de diretrizes da prefeitura para organizar o centro da nossa cidade”, declarou Ismael Bichara, presidente da Associação dos Dirigente Lojistas de Manaus. “Sonhamos em mudar a imagem de Manaus e, agora, temos a esperança, com a gestão do Arthur, de que vamos conseguir”, afirmou Bichara.

 

Depois da reunião com os empresários, o prefeito os convidou para participar da ação de coleta, que começou ao lado do relógio municipal. Lá, estavam líderes dos camelôs e dos catadores de lixo que atuam na área e todos acompanharam a ação de limpeza pública. Sob chuva, Arthur conclamou a participação de todos na melhoria do Centro e do restante da cidade. “Eu fui eleito prefeito de Manaus ano passado, mas agora elejo cada um de vocês como prefeito de cada um espaço ocupado hoje para comércio. Só assim vamos conseguir avançar”, disse o prefeito.

O líder camelô que se identificou como “Chicão” disse que a presença do prefeito na rua durante a noite, sob a chuva, reunindo lojistas e camelôs é uma vitória para toda a população.

A ação de limpeza profunda da Secretaria Municipal de Limpeza contou com a participação de 250 homens, seis caçambas, dois tratores. Todas as noites, na área do centro comercial e redondezas são recolhidas aproximadamente 280 toneladas de lixo. As ações vão se repetir semanalmente e a Semosbh também vai fazer campanhas educativas para separação do lixo para reciclagem e para a melhor acomodação.

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus