Compartilhe este texto

Missão do BID vem conhecer trabalho do Amazonas

Por Portal Do Holanda

09/09/2012 14h29 — em
Manaus



Os investimentos do Governo do Amazonas nas áreas da Assistência Social e Cidadania, chamaram a atenção do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Nesta segunda-feira, 10, a partir das 15h, a titular da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), Regina Fernandes, recebe o chefe da Divisão de Proteção Social e Saúde, sediado em Washington, Ferndinando Regalia, interessado em propor parceria para a efetivação do Sistema Único da Assistência Social (Suas) no Estado.


Além do executivo do BID, vão participar do encontro com a secretária os especialistas em Proteção Social e Saúde do banco no Brasil, Francisco Uchoa e Márcia Rocha. Eles vêm apresentar o portfólio contendo as principais experiências e estratégias dos projetos desenvolvidos nas áreas da Assistência Social e Saúde em parceria com instituição financeira internacional e governos da América Latina e do Caribe, além do Brasil.

No Estado, a missão quer conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Governo do Amazonas, por intermédio da Seas, na implementação de políticas públicas para a garantia dos direitos dos idosos, crianças, adolescentes, mulheres e pessoas com deficiência no Estado. Ferdinando Regalia também pretende iniciar um diálogo para a elaboração de agenda de trabalho com objetivo de ajudar a fortalecer os serviços de Assistência Social e Cidadania oferecidos no Estado.

A Seas coordena as políticas de Atenção ao Idoso, Criança, Adolescente e Mulher, estabelecidas seguindo orientação do governador Omar Aziz, garantindo os direitos humanos, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além do acesso à cidadania, alimentação e a proteção social. Nos últimos anos o governo equipou com mobiliários e computadores, e doou veículo para todos os Conselhos Tutelares da capital do interior, para contribuir na redução do índice de violência contra crianças e adolescentes.

Números do setor - Em oito anos, no Pronto Atendimento Itinerante (PAI), foram realizados mais de 2,5 milhões de atendimentos, que vão desde a emissão de documentação básica, saúde e auxílio ao benefício da Previdência Social. Nos seis Centros de Convivência da Família, em articulação com outros órgãos estaduais, o Governo do Amazonas beneficiou mais de 720 mil pessoas, com atividades de educacionais, culturais, esportivas, de lazer, entretenimento e formação profissional.

Desde o final de 2010, o governo realiza apoio técnico aos municípios para a implantação dos Centros Especializados de Referência da Assistência Social (CREAS) e dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), como forma de facilitar o acesso de idosos, jovens, mulheres e pessoas com deficiência às políticas públicas ofertadas pelo governo Federal e Estadual, como os programas de transferências de renda e acesso ao emprego.

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: BID, Manaus

+ Manaus