Compartilhe este texto

Dia Mundial de Combate a Violência contra o Idoso será marcado por palestras em Manaus

Por Portal Do Holanda

11/06/2012 12h47 — em
Manaus



Nesta sexta-feira, 15 de junho, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa e para chamar a atenção da sociedade sobre o tema, o governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Seas), elaborou um calendário especial com palestras, panfletagens e caminhadas. O trabalho terá início nesta segunda-feira, 11, a partir das 14h, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (rua Gandu, bairro Cidade Nova, zona Norte), com a palestra "O enfrentamento à violência e aos maus-tratos contra o idoso". Para toda a programação a entrada é gratuita.
 


De acordo com o presidente em exercício do Conselho Estadual do Idoso (CEI), Jorge Wagner Lopes, a data mundial foi criada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e faz parte da programação anual das atividades de enfrentamento a violência contra o idoso. Ele lembrou que, de acordo com dados da ONU, a cada dois minutos um idoso tem seus direitos desrespeitados no mundo. Em Manaus, segundo Wagner, o setor do transporte coletivo lidera o número de reclamações no atendimento de usuários acima dos 60 anos. "Por isso estaremos reforçando a nossa luta contra esse tipo de violência a pessoa idoso na nossa cidade", disse.
 
Com início no dia 11 e encerramento no dia 15 de junho, o calendário especial foi elaborado pela Rede de Atenção ao Idoso, que conta com a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa Idosa e o Centro Integrado de Atenção do Idoso (rua do Comércio, no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul), além do CEI e do Centro de Convivência do Idoso (Ceci), na rua Wilkens de Matos, bairro Aparecida. O presidente em exercício informou que, no período de 11 a 14, o CEI estará participando do Encontro Nacional de comemoração dos 10 anos do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília.
 
No dia 15, a partir das 9h, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa Idosa, acontecerá abordagem, pafletagem e orientações sobre o combate a violência contra o idoiso. No mesmo dia, a partir das 7h, caminhada alusiva do Dia Mundial de Conscientização, saindo da totatória do bairro Tancredo Neves até o final da rua Itaúba, no mesmo bairro, e em frente ao Centro Padre Pedro Vignola, até o terminal 3. A partir das 8h, também no dia 15, no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Dr. André Araújo (avenida Camapuã nº 108, bairro Cidade Nova, Zona Norte), a programação que inclui atividades educativas, apresentações teatrais e palestras.


OUTRAS ATIVIDADES
 
15/06 – A partir das 8h, no Caimi Dr. Paulo Lima (avenida Desembargador Felismino Soares, nº 115, bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul de Manaus), haverá distribuição de informativos sobre o combate a violência contra o idoso aos condutores que passarem pelo local;


15/06 – A partir das 8h, no Centro de Convivência da Família Teonízia Lobo de Carvalho (rua Itaeté, nº 200, bairro Amazonino Mendes, zona Norte de Manaus), haverá distribuição de folder e palestra informativa sobre o tema;


15/06 – a Secretaria de Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) estará ao longo do dia realizando abordagens e panfletagens em locais públicos, como terminais de ônibus, entrada de supermercados, agências bancárias, drogarias, e ainda, em frente aos Centros de Convivência da Família e do Idoso em Manaus. A Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), também fará parte da manifestação realizando palestras educativas na Rede  Municipal de Ensino, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: idoso, Manaus, Manaus

+ Manaus